Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Whatsapp
SAC 0800-48-7500  /  (48) 3436-6700

Notícias

Viaje tranquilo com a MDS

Confira as dicas para um final de ano sem surpresas na estrada

A MDS, maior fabricante de discos e tambores de freios da América Latina, fornece ao mercado, um produto que não pode falhar, sendo essencial em qualquer momento, ainda mais no final de ano, período de festas e viagens de férias. Para você não enfrentar nenhum problema ou sustos, a MDS preparou algumas dicas para rodar tranquilo, principalmente quando o assunto for freios.

Efetuar a manutenção do sistema de freios é item exigido em qualquer check-list de férias. Com base na frota de milhares de carros que circulam diariamente no Brasil, as trocas mais comuns nos veículos são as pastilhas e os discos de freio. As condições de uso dos discos, assim como o nível do fluido de freio, devem ser verificados a cada 10 mil km. Os discos e a pastilha precisam estar dentro da espessura mínima, por isso atenção. 

Usar pastilhas gastas não apenas prejudica a eficiência de frenagem, mas também desgasta demais os discos, o que acaba custando caro porque será preciso que sejam trocados. No caso dos freios a tambor, além da regulagem, o mais comum é ter de alinhar as lonas e retificar os tambores.

"Um freio mal regulado e com a manutenção atrasada pode causar acidentes que poderiam não existir", comenta o gerente de produto da MDS, Mauricio Gava.

Outra forma para verificar defeitos ou problemas no freio está na observação da abertura do disco, para inspeção na pinça, avaliando o quanto de material de atrito resta nas pastilhas de freio. As pastilhas dos freios a disco devem ser trocadas ao atingirem uma espessura útil menor que 5 mm e seu controle realizado com intervalos de 15 mil km.

Vazamentos estão entre os principais defeitos de qualquer sistema de freio. Observe se existem manchas de fluído perto das rodas no local onde o carro está estacionado. Além disso, verifique se a parte de trás dos freios está manchada de fluido, o que é sinal de falha e pode causar acidentes. 

O motorista também pode contribuir para aumentar a durabilidade dos componentes do freio. O uso adequado do freio motor, evitando a direção agressiva no trânsito (com freadas bruscas constantes) e pisar no freio progressivamente com suavidade, são dicas que todos podem fazer diariamente para aumentar a vida útil do sistema de freios e principalmente humanizar o trânsito.

Confira algumas dicas da MDS no cuidado do seu sistema de freios para garantir uma viagem segura e tranquila nas férias e final de ano:

- Verifique o fluido de freio entre 30 e 60 dias.
- Troque o fluido de freios a cada 1 ano ou 10 mil km.
- A verificação das condições das pastilhas dos freios a disco deve ser feito a cada 15 mil km.
- As pastilhas precisam ser trocadas ao atingir uma espessura útil menor que 5 mm.
- Não carregue o veículo acima de sua capacidade especificada pelo fabricante.
- Não altere as características originais do veículo, como a suspensão.
- Não modifique as configurações do freio, como a substituição de um componente por outro com características diferentes.